top of page

Preciso ler partitura para tocar um instrumento musical?!

Atualizado: 6 de dez. de 2021

A leitura musical é, em si mesma, muito interessante. Desde sua história até o desenvolvimento da habilidade de leitura, o que nos possibilita saber ideias musicais dos compositores de séculos atrás. Mas eu preciso ler partitura para tocar um instrumento musical? Não! Talvez você possa achar estranho, mas você não precisa.


A gente tem a ideia de que 'tocar de ouvido' ou tocar sem partituras está restrito à pessoas excepcionais ou autodidatas. Vamos pensar: quando começamos a falar ou a nos comunicar quando bebês, vamos gesticulando e fazendo sons até que eles adquiram algum sentido. Experimentamos o mundo para poder falarmos e nos comunicarmos por meio da linguagem. Pensando na música, à medida que conhecemos os sons do piano ou de qualquer instrumento musical com o auxílio da professora/do professor, começamos a manipular os sons e a compreender os elementos musicais. Assim, aprendemos música mesmo não lendo partitura, que é onde escrevemos o texto musical.


Embora fazer música não dependa da leitura, ela é extremamente importante se quisermos tocar peças cada vez mais complexas com autonomia e independência. Quanto mais pudermos mesclar a prática musical com a prática da leitura, mais habilidades desenvolvemos ao piano e mais conseguimos identificar o que estamos tocando, não só auditiva e intuitivamente, mas intelectualmente por meio dos símbolos musicais.



Se você tem interesse em aprender música, presencial ou online, entre em contato com a gente! ✨🎶🎹🎶🎸✨

268 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Falando de Música - Resenha

Escrevi uma resenha do livro do Leandro Oliveira, Falando de Música a convite do Daniel Lopes da Revista Almálgama! É um livro muito interessante para quem gosta de música clássica e quer conhecer mai

bottom of page