top of page
Foto do escritorCarla Gullo

Propósito da nossa Escola de Música

A nossa escola nasceu com o propósito de ensinar música para que os nossos alunos aprendam a tocar um instrumento ou tenham os primeiros contatos com a linguagem musical de forma leve e espontânea, para que possa haver o aprendizado de se expressar e de se comunicar musicalmente, não só para tocar músicas ao piano, ao violão ou para despertar e estimular a música na primeira infância. Esta é a parte mais visível e talvez a que se tenha maior expectativa!


Afinal, quando uma pessoa nos conta que é seu sonho tocar ao piano desde criança e agora tem oportunidade ou quando uma criança tem tanta vontade de aprender que pede para fazer a aula, queremos que este sonho de tocar se torne realidade! Nosso ideal é mostrar que é possível aprender a tocar piano/violino/violão e a se comunicar por meio da música, ou seja, que o aluno possa se expressar de forma musical, compreendendo o que está tocando e não apenas fazendo sons.


Para nos comunicarmos musicalmente é preciso aprender a linguagem da música, que para nós, é muito mais do que ler e escrever partituras, é aprender música por meio da própria música: seja tocando, se movimentando, escutando. Tanto para o bebê quanto para o adulto iniciante, temos a preocupação de diferenciar e adaptar a aula para a realidade do aluno. Por isso, nossas aulas de instrumento musical e musicalização são personalizadas, porque acreditamos que a linguagem musical pode ser compreendida de formas diferentes mas ela é compartilhada por todos nós, humanos.


Pesquisamos várias metodologias, abordagens pedagógicas de ensino e continuamos nesta incessante pesquisa para compreender de que modo podemos aprender e ensinar de forma a conduzir o aluno a se expressar e a se comunicar por meio da música, construindo e conquistando as habilidades necessárias para tocar as tão-sonhadas peças ao piano ou tocar aquela canção ao violão que é tão boa de ouvir que nos dá vontade de tocar. Nosso propósito, então, é conduzir o ensino da música como linguagem, com aulas lúdicas, que nos permitam proporcionar uma percepção auditiva mais apurada e à partir dela, a construção de um discurso musical. No caso do instrumento musical, aprender música como linguagem se mescla ao desenvolvimento das habilidades técnicas e específicas do instrumento.

11 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page