top of page

Temporada 1 Ep 2 O que é melodia?

Atualizado: 28 de ago. de 2020



Olá! Este é o PianoBlog! Você sabe o que é melodia? No episódio anterior, vimos que a música pode ser pensada como discurso, mas como entendê-lô? Meu nome é Carla Gullo e juntos vamos conversar sobre isto nesse podcast.


Quando lemos um texto ou conversamos com alguém, apenas conseguimos entender o que o escritor diz ou nosso interlocutor fala se o texto tem sentido. Assim, podemos compreender o texto como um todo e qual é a intenção do autor ao escrever ou o que responder para quem estamos conversando.


Da mesma forma que construímos uma frase na nossa língua, construímos frase musicais também. Por menor que ela seja, também há uma intenção musical, que vai ser desenvolvida, respondida e repedida ao longo de toda música desenvolvida, respondida e repetida ao longo de toda música.


Talvez pudéssemos pensar melodia apenas como uma sequência de notas organizadas de determinado modo. Eu costumo falar para meus alunos, que a melodia é a alma da música. É nela que as nossas emoções repousam se relacionam diretamente com ela, geralmente conseguimos cantá-la, recordar em nosso pensamento. Outros elementos podem até ser marcantes, com o ritmo e harmonia, mas não nos liga de forma mais próximo do que a melodia.



Por isso, a melodia nos conduz a um sentido musical. Ela é apresentada por meio de frases musicais que juntas vão construir um discurso bem interessante.

Uma sugestão para escutar e apurar o ouvido (para compreender as melodias presentes) é escutar uma música famosa por sua poesia, uma música com letra que você gosta, só que na versão instrumental. Canções de Tom Jobim e de Clássicos do jazz têm exemplos de sobra.


Escute e depois me diga o que você achou! Entre no meu site ou no meu instragram (@carla.gullo) e envie sugestão ou impressões dos episódios! Como o discurso musical é muito complexo, precisamos de algum elemento que ligue cada parte com o todo. Até breve!


Referência:

Bennett, Roy. Uma breve história da Música. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 3a edição.



Escute o Podcast!

Spotify:


iTunes - Apple Podcasts:


Google Podcasts:


Breaker:


Pocket Casts:


RadioPublic:

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page