Este é o podcast do PianoBlog! Meu nome é Carla Gullo, sou professora de música (piano e musicalização) e gostaria de convidá-los para escutar algumas idéias sobre música, mas especificamente apreciação musical.
Às vezes ficamos meio perdidos(as) quando vamos escutar música instrumental. Achamos bonito, mas depois de cinco minutos a sonata para piano, por exemplo, já passa a ser muitas notas tocando, e ai falamos “nossa que comprida, que é essa música”
Para que isso não aconteça e você não se perca em muitas notas, vamos pensá-las como palavras ou sílabas. Sem fazermos de conta que é um discurso e que o compositor quer nos comunicar algo.
Assim, por mais curta (duração) que seja a obra, é uma forma de dizer a você algo pela música. Então podemos dizer que música é um discurso.
“A prô, mas e sem palavras!”
Sim, mas é musical, e a música não precisa de palavras, Ela precisa de gestos e movimento. Os músicos usam uma ferramenta muito interessante e complexa, a linguagem musical. Por isso, quando você for ouvir uma música, lembre-se de que o discurso musical é um diálogo constante a partir de um primeiro gesto ou de uma primeira melodia. Ou um fragmento de frase, como o famoso "pam pam pam pam" da 5ª. Sinfonia de Beethoven. O primeiro movimento é uma boa escolha para escutar livremente a música como discurso.
Este episódio é dedicado a todas as minhas alunas e a todos os meus alunos! Em especial, às alunas que estão em aulas online, todo o meu carinho e gratidão.
No próximo episódio, quero convidá-los a descobrir os diferentes elementos que compõem a música, a começar pela melodia. Espero vocês!
Escute o Podcast!
Spotify:
iTunes - Apple Podcasts:
Google Podcasts:
Breaker:
Pocket Casts:
RadioPublic:
コメント