top of page

Nova temporada do podcast PianoBlog- Formas musicais


Olá! Bem-vindos ao PianoBlog! Meu nome é Carla Gullo e se você já ouviu algum dos episódios do podcast você vai perceber que faço as temporadas por uma forma! Sim, eu geralmente penso a temporada toda para fazer o primeiro episódio. Não necessariamente gravo todos os episódios, mas penso como um todo para analisarmos uma obra central. Com uma composição, acontece algo semelhante. O compositor tem uma ideia musical! Ideia, podemos exemplificar com uma frase filosófica ou qualquer outra frase que tenha algum sentido

mais profundo para você.


Ideia, em grego antigo, remete à forma. Um pensamento nada mais é do que uma forma, ele tem estrutura, e uma certa organização ou não, né? Na música, o que organiza as ideias musicais é a forma musical.


Nesta temporada, iremos analisar exatamente isso. Fica muito mais interessante de ouvir música e muitas das vezes que escutamos, é a chave para entender o sentido musical da obra toda. Por isso, me escute e vamos nos aventurar pelo mundo da forma musical.


Se você tiver um tempo, volte em alguns episódios para dar uma revisada em alguns termos básicos. Farei um breve resumo, assim que citar um conceito necessário para entender, mas não deixe de pesquisar mais.


Vou indicar duas músicas para vocês ouvirem:


A primeira é da compositora Cecile Chaminade, toccata Op. 39, a segunda da Amy Beach chamada Young Birtchers Op. 128, n. 2 para aquecermos!


Todas as músicas estão numa lista do Spotify sobre formas musicais. Aguardo vocês no próximo episódio!


Acesse o podcast PianoBlog pelo Spotify ou pelas plataformas de podcast como a Anchor .


5 visualizações0 comentário

Comentarii


bottom of page