O que é musicalização?

Muitos sabem da importância da musicalização, especialmente na primeira infância, mas será que sabemos o que realmente é? Como a própria palavra já diz pelo sufixo -ação, musicalização é o ato de musicalizar. Para Gainza (1988), "o objetivo específico da educação musical é musicalizar, ou seja, tornar um indivíduo sensível e receptivo ao fenômeno sonoro, promovendo nele, ao mesmo tempo, respostas de índole musical".

O que significa isto? Que, como professora de música, devo promover o despertar da sensibilidade aos alunos para sons que os cercam, para o discurso musical, para as músicas com ou sem letras, de diversos estilos, por meio de atividades práticas, valendo-se de abordagens pedagógicas ativas em música para que a criança possa se expressar musicalmente, utilizando todo o corpo, voz, com ou sem instrumentos/objetos.

Na prática: as atividades em sala são preparadas para que a criança não só aprenda uma música nova ou recorde e aprimore uma música familiar de uma forma mais sofisticada. Musicalização é muito mais que aprender a tocar no "ritmo da música". Nosso objetivo é possibilitar que a criança possa aprender a compreender os sons que a cerca numa linguagem musical e o relacione com o ambiente, com o afeto na interação com outras crianças e adultos, com a linguagem e com o movimento corporal. Mas para isto, não é possível se concretizar na frente de um celular, computador ou YouTube. É necessário um processo ativo de aprendizado, direcionado, no qual a criança vive a música de forma plena, cuja função dos professores e responsáveis é estimular este aprendizado, respeitando o ritmo individual de desenvolvimento da criança.

No entanto, musicalizar começa no colo da mãe, do pai, da avó, o ato de musicalização mais poderoso e potencializador que podemos encontrar para as aulas de música! É por meio do afeto e do carinho que abrimos possibilidades para escutar e a perceber o mundo melhor.

A musicalização é encantadora em todas as idades, em breve, falaremos mais sobre as diferente abordagens pedagógicas que utilizamos e os materiais e instrumentos musicais utilizados para cada idade.

Ensinar música, para mim, não é apenas reproduzir uma música já conhecida ou replicar uma música nova. É buscar se musicalizar constantemente; aprender tecnicamente, dentro dos estudos em educação musical, como é possível proporcionar um caminho para sentir os sons e o discurso musical de forma diferente; e aperfeiçoar o processo de musicalização individual e de cada aluno, que é tão individual e precioso, mas ao mesmo tempo tão necessário do apoio do outro para que a percepção seja integralizadora. Ensinar música é buscar uma percepção da estética dos sons e da música.

Referências:

GAINZA; Violeta Hemsy de. Estudos de Psicopedagogia Musical. São Paulo: Summus, 1988.